Falar de nutrição é falar da ciência que estuda a relação dos alimentos com o funcionamento do nosso organismo, muito além de simplesmente comer bem ou se alimentar saudável de forma pontual para buscar objetivos imediatos. A alimentação saudável e equilibrada, que forneça todos os nutrientes necessários é fundamental para que o nosso corpo funcione adequadamente, além de ser essencial para a saúde, na prevenção de doenças e para um equilíbrio físico e mental.
Temperaturas mais elevadas, exposição solar, atividades ao ar livre. O verão é a estação que nos permite viver mais esses momentos, mas também aumenta a perda de líquidos, demanda o consumo de alimentos mais leves e nutrientes que melhoram a disposição e auxiliam na proteção da pele.
Entre os principais pontos de atenção da alimentação, está a hidratação, a escolha de alimentos mais refrescantes e também reduzir o consumo de alimentos que causam retenção de líquidos, desconforto abdominal e a celulite. Além disso, o consumo de alguns nutrientes podem melhorar o aspecto da pele e auxiliar em um bronzeado mais duradouro.
A hidratação precisa ser reforçada, especialmente com o consumo de água pura. Não esperar sentir sede para se hidratar, o mesmo precisa ser feito de forma contínua ao longo do dia. Uma forma de estimar a quantidade de água necessária diariamente é multiplicar 35 ml / Kg peso. Exemplo: uma pessoa que pesa 70 Kg X 35 ml/ água = 2,450 litros / de água por dia. Também, outra estratégia de hidratação é aumentar o consumo de frutas com maior teor diurético, como: melancia, abacaxi, morango, frutas cítricas que além de fornecer nutrientes variados, são refrescantes, auxiliam na digestão, ricas em antioxidantes e melhoram a retenção de líquidos. Importante lembrar que o consumo de frutas não substitui a ingestão de água.
Atenção especial ao consumo de bebida alcóolica que tende a aumentar no verão seja nas férias, nas idas à praia ou nos encontros com amigos. O álcool é um conhecido diurético. Isso significa que ele aumenta a perda de líquidos, levando à desidratação. Somado ao calor, o risco de mal-estar, dores de cabeça, tonturas e cansaço aumentam significativamente. Além disso, a desidratação causada pelo álcool prejudica a saúde da pele e pode agravar o aparecimento de celulite.
Reforçando a importância da alimentação para a saúde em geral, ressaltamos o papel fundamental nos cuidados com a pele, visto a maior exposição solar. Alimentos ricos em antioxidantes e carotenoides podem além de auxiliar na proteção contra os raios UV, melhorar o aspecto do bronzeado. Algumas opções são: cenoura, mamão, manga, abóbora, tomate. Incluir um ou mais destes alimentos nas refeições diárias são importantes, não apenas pelo bronzeado, mas principalmente pela saúde da pele.
Nesta e nas demais estações nossas escolhas alimentares vão influenciar em nossa qualidade de vida. A nutrição e a importância da mesma estão cada vez mais evidentes, sejam por atletas profissionais, amadores, pela população em geral ou por quem busca através da alimentação alcançar os mais diversos objetivos: saúde, estética, rendimento e viver melhor.
